E o Google confirma as predições e lança seu serviço de notas, o Google Keep. Instalei e testei rapidamente o aplicativo para Android e o serviço para web, e essas são as minhas primeiras impressões.
O aplicativo para Android é simples. Permite a criação de notas de texto, listas, speech to text (transforma o que você fala em texto) e fotos. Sua interface é bem limpa, com um campo para adicionar uma nota de texto rápida e os botões para criar entradas dos tipos que citei.
Aplicativo do Keep para Android |
As entradas que você cria aparecem na tela inicial, como se fossem post-its. Da mesma forma dos botões, essa área é bem "clean", exibindo o conteúdo resumido das notas. E como você pode "colorir" suas notas, cada uma aparece com a cor que selecionou, facilitando a localização rápida.
A interface do serviço para web segue a linha simplista do aplicativo para Android, com um campo de texto para se adicionar uma nova nota que, ao ser clicado, expande-se e mostra suas opções, como a de adicionar uma imagem ou transformar sua nota em uma lista. A apresentação de suas notas segue o esquema de "post-its" do aplicativo, mantendo a identidade visual.
Segue o vídeo oficial de apresentação do Google Keep:
Basicamente o que o Google quer com esta ferramenta é criar um concorrente para os serviços já consagrados no mercado, como o Wunderlist e o Evernote. Porém fica claro que esse é ainda um objetivo muito distante, tendo visto o quanto o serviço do Google é carente de funcionalidades. Porém, como se trata de um lançamento, vamos ver qual será o desenvolvimento dessa nova ferramenta do Google, e torcer que ela não tenha o mesmo fim do Reader.
Nenhum comentário:
Postar um comentário